quarta-feira, 12 de outubro de 2011

No Dia das Crianças, conheça a Obra Social da nossa Paróquia

COMO É A OBRA SOCIAL

A Creche Santa Teresinha foi fundada em 1976, o Lar Dom Bosco em 84 e o Artesanato em 86, com iniciativa dos padres Rolim e Euclides.
O atual coordenador da APA – Ação Paroquial de Assistência, Eliton Lopes, foi aluno da casa e está lá há 26 anos. Ele nos contou sobre tudo o que acontece diariamente e as atividades que eles realizam com as crianças e jovens. “Nosso trabalho é preventivo. Temos a prevenção em mente, antecipamos o bem antes que o mal chegue”, disse-nos Eliton.
As crianças de 1 a 5 anos atendidas pela Creche, chegam às 7 horas da manhã e saem às 17 horas da tarde. No período da manhã, a Creche funciona como escola, com séries do Maternal ao Pré II. O Bom Dia é feito seguido de uma oração, logo em seguida é servido o café da manhã, as crianças vão para as aulas, depois tomam banho, almoçam e dormem (Hora do Sono). Na parte da tarde, elas realizam atividades complementares e brincadeiras, às 15:30 tem o jantar e elas retornam para casa às 17 horas felizes e com a barriga cheia!
No Lar Dom Bosco, são atendidas crianças e adolescentes de ambos os sexos, distribuídos em dois horários: pela manhã são os adolescentes de 12 a 16 anos, que vão à escola pela parte da tarde, e há o período da tarde em que são atendidas as crianças de 6 a 12 anos, que vão à escola de manhã. Frequentar a escola, por sinal, é um pré-requisito para permanecer na APA. As atividades realizadas pela manhã incluem, além do Bom Dia, do café da manhã e do almoço, reforço escolar e prática de oficinas educativas como a de artesanato, informática (a sala de informática possui 20 microcomputadores), música, teatro e dança, karatê. À tarde as oficinas também são realizadas. A dedicação a essas atividades é tamanha que a APA teve um aluno campeão de karatê no Campeonato Estadual e nesse ano eles foram a equipe mais premiada da competição.

TRABALHO CIDADÃO E CRISTÃO

O que é mais apaixonante de ver na Obra Social é a organização do funcionamento da instituição e a felicidade das crianças por fazerem parte dela. E elas levam o fazer parte muito a sério: há internamente uma Comissão Representativa de Educandos formada por 10 alunos, que funcionam como um Grêmio Estudantil, que representa o Lar Dom Bosco quando acontecem encontros jovens pelo estado. Essa Comissão desperta o sentimento de coletivismo e leva à experiência da cidadania, e isso é muito importante. Os jovens da APA são instigados a terem senso crítico em debates que ocorrem periodicamente e a consciência política que eles tem é algo impressionante.
Além do grupo de alunos, há também uma Comissão de Mães, e um Grupo de Liturgia que preparam a Missa mensal, que é realizada em cada fim de mês.
O sentimento de cooperação também está presente no relacionamento entre os jovens e entre os funcionários: independente de haver um funcionário de limpeza, diariamente os mais velhos, ao chegarem de manhã no Lar Dom Bosco, fazem a limpeza diária do ambiente, o que faz crescer neles um sentimento de pertencimento e cuidado com o espaço utilizado por eles mesmos.

APAixonante!

Só vendo de perto para entender a importância do trabalho dessa Obra Social: é impossível não se apaixonar pela alegria e educação das crianças e pela dedicação dos funcionários que lá trabalham.
Quando perguntado sobre os resultados alcançados no decorrer de todos esses anos de trabalho cristão e cidadão, Eliton respondeu que nunca existe certeza de que todas as crianças que por lá passam irão continuar no caminho do bem, mas “a semente foi plantada”. Ele contou-nos que muitos jovens que passaram pela APA, voltaram para dizer a ele que “a obra me salvou”, e existem vários casos de vitórias e conquistas. Eliton é um ótimo exemplo disso. Além dele, existem antigos alunos da casa que hoje são enfermeiros, serralheiros, autônomos, trabalhadores, pessoas de bem, e isso deixa nele o sentimento de dever cumprido.
É admirável o trabalho realizado pela Obra Social, é a certeza de que existem ainda pessoas ocupadas e dedicadas à causa social. “As crianças são o futuro do país” é uma frase bem popular, mas muito verdadeira. Nosso maior desejo depois de conhecer e conversar com as crianças e jovens da APA, é que a Obra Social possa continuar sempre seu trabalho de formação, pedagógica, cristã e cidadã e que esse trabalho alcance lindos resultados, formando pessoas de bem que serão efetivos e presentes na causa social e cidadã, na busca de um mundo futuro melhor. Que Deus dê saúde, derrame bênçãos e proteção a todos os que direta ou indiretamente colaboram para que esse trabalho aconteça.

Um Feliz Dia das Crianças!!!


PASCOM CARPINA - Evangelizando no Mundo Digital!Visite - nosso blog: http://pascomcarpina.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja bem vindo(a) ao SEMEANDO NOTÍCIAS, um blog da Pastoral da Comunicação da Paróquia São José do Carpina. Que a paz de Cristo e o Amor de Maria esteja sempre convosco.